Pingente RGB

Pingente RGB

Ficamos muito animados quando encontramos pessoas que querem desbravar o mundo da eletrônica, e que ficam tão entusiasmadas quanto a gente... foi assim com a Erin!

Conhecemos ela apenas virtualmente, mas esperamos encontrá-la pessoalmente em breve e desenvolver mais projetos bacanas juntos, como este pingente RGB feito com uma placa Curta Circuitos.

Esperamos que este seja um dos primeiros de muitos projetos que divulgaremos por aqui!

O Curta em 2015

O Curta em 2015

O Curta Circuitos nasceu como uma experiência para tentar transformar a forma como fazemos nossos projetos eletrônicos no Brasil. Ainda não alcançamos nosso objetivo, mas felizmente 2015 nos dá uma nova oportunidade para continuarmos tentando. Que venha 2015!

A fabricação de placas de circuito impresso é apenas o começo da jornada para transformar um projeto em realidade. Antes das placas, a etapa de projeto, escolha de componentes, uso de um CAD para os esquemas e placas nos dão bastante trabalho, e após tudo isso ainda temos apenas um pedaço de fibra de vidro (com um belo toque de verde e dourado). E antes de comemorar ainda temos de soldar, testar e repetir algumas destas etapas até ver a luz no fim do túnel.

Queremos fechar este ciclo, ajudando nas etapas que antecedem à criação das placas e posteriormente em sua montagem final.

Por isso, em 2015, ofereceremos um serviço de montagem de placas integrado ao já existente sistema de fornadas para PCBs.

Este passo será grande e exigirá muito esforço, mas acreditamos que seja o caminho para poder transformar ideias em projetos acabados e talvez até em produtos nas mãos de consumidores.

O fluxo será da seguinte forma:

  • PCBs:

    • participar de uma fornada conosco (mais barato, mas potencialmente demorado) (2 e 4 camadas, mais uma novidade em 2015)
    • comprar as placas conosco sob demanda, enviando para a fábrica imediatamente (mais caro e mais rápido) (2, 4, 6 ou 8 camadas)
  • Componentes:

    • Common Parts Library (CPL): O Curta é um parceiro na criação da Common Parts Library, uma iniciativa da Octopart. Nós manteremos bons estoques e preços nos componentes da lista e ajudaremos a incentivar projetos que utilizem componentes CPL. Não lucraremos nada nestes componentes, apenas repassaremos os custos de compra e importação. Por comprar em grande quantidade poderemos oferecer bons preços.
    • a CPL não tem tudo, então você também pode comprar os componentes por sua conta e nos enviar.
    • híbrido: o caso mais comum, misturar componentes CPL com os seus próprios.
  • Montagem:

    • Manteremos uma pequena linha SMD para montagem dos projetos e os entregaremos acabados e prontos para o uso.
    • Nossa linha de montagem será apenas em SMD.

O sistema será self-service. A cotação ficará pronta na hora. O acompanhamento do processo será mais interativo pois diversas etapas preliminares serão feitas (PCBs, compra/recebimento de componentes e montagem). Ao final do processo enviaremos as placas em embalagens apropriadas para todo o Brasil.

Fechando o ciclo esperamos contribuir para a criação de novos negócios e estimular a inovação nos já existentes. Acesso rápido e de qualidade a produção eletrônica é um requisito para o desenvolvimento de projetos inovadores e prontos para as demandas que virão.

Iniciaremos em beta fechado dentro de alguns meses. Sugestões e opiniões são muito bem-vindas e se quiser participar do beta nos avise por email [email protected].

Um ótimo 2015 para todos nós!